Nossa sede

Centro Artístico de Dança, Pilates Valéria Bhering, Dança Jovem, Movasse e Reativar se unem e criam o "Centro do Movimento"


CENTRO DO MOVIMENTO chega para marcar umas das mais importantes tendências do mercado mundial: a união e parceria de empresas de um mesmo segmento, para oferecer serviços completos, diversificados e de qualidade. Esta tendência de união de forças e experiências fortalece o setor cultural e aumenta as oportunidades das parcerias.

Visando principalmente a difusão de um ideal foi que surgiu o CENTRO DO MOVIMENTO que é uma coligação de empresas que, embora tenham sido criadas com objetivos próprios e bem definidos, estão vinculadas por um objetivo coletivo: melhora da qualidade de vida das pessoas através do incentivo ao movimento. São elas: Centro Artístico de Dança, Pilates Valéria Bhering, Dança Jovem, Movasse e a Clínica Reativar.
O Centro do Movimento funciona em ampla e confortável sede na Rua Marília de Dirceu, 226 no bairro Lourdes, e está estruturada com as mais modernas aparelhagens e equipamentos.

Unindo Forças
Fundado há 30 anos pela empresária mineira Valéria Bhering, o Centro Artístico de Dança é um núcleo de artes que tem a dança como fio condutor, proporcionando não apenas a formação de bailarinos profissionais, mas, principalmente de indivíduos saudáveis por meio da dança. A entidade cresceu e hoje Valéria conta com a parceria na direção de Rachel Abreu.



Com o intuito de oferecer um atendimento diferenciado aos alunos do Centro Artístico, em 2001, tiveram início as aulas de Pilates no seu programa de ensino. Atividade voltada para a prevenção de lesões e a melhoria do desempenho, as aulas eram ministradas no espaço do Centro Artístico de Dança pela instrutora Valéria Bhering. Através dessas aulas não só os bailarinos puderam perceber os benefícios dessa atividade física, mas também pessoas não ligadas à dança que se interessaram em fazer aulas, surgindo o Pilates Valéria Bhering.





Daniel Jaber - Integrante do Grupo Dança Jovem
Observando os alunos de dança que se tornaram profissionais integrando às companhias, foi percebido que existia uma grande lacuna entre as academias e as estruturas relacionadas a essas companhias, em especial no segmento da dança contemporânea. Por esse motivo, em 2005, os bailarinos Valéria Bhering, Fabio Dornas e Ester França, criaram o Dança Jovem - inspirado em projetos bem sucedidos dentro e fora do país - que busca reduzir essa distância entre o aluno e o profissional de dança. Este grupo tem proporcionado aos jovens bailarinos a oportunidade de trabalhar com criação e composição coreográfica e ainda proporcionar experiências nas áreas relacionadas às artes cênicas como iluminação, cenário e figurino.


Já com a atenção voltada para a cultura de modo geral, surgiu o Movasse - coletivo de criação em dança, idealizado por Andréa Anhaia, Carlos Arão, Fábio Dornas e Ester França. Bailarinos com formações e influências distintas tornam o coletivo um espaço aberto para diferentes formas de pensar a dança, além de ser um lugar para discussões, debates, pesquisas teórica e corporal, permitindo a eles desenvolvimento de projetos paralelos agregando novos valores artísticos ao coletivo.
O projeto desenvolve também o seu trabalho visando preservar e estimular o trânsito livre de pessoas, informações e ideias. O Movasse está no cenário da dança contemporânea e proporciona as pessoas desenvolver sua própria pesquisa corporal através das aulas de dança contemporânea, ministradas no Centro do Movimento. Com esta proposta, criam um lugar de reflexão, sem estarem presos a nenhuma linguagem específica.


Em 2010, os fisioterapeutas André Vaz de Melo, Júlia Baumgratz, Silvia Gonçalves Rocha, Vanessa Lara de Araújo, Oraida Aguiar, Fernanda Meireles Araújo se uniram para fundar o Reativar, que utiliza as técnicas do fisiologista norte americano Frank Katch. Juntamente com o Centro do Movimento trouxeram ao Brasil um método de reabilitação totalmente inovador chamado Neurac® da empresa norueguesa Redcord®. Este método tem como objetivos principais o alívio da dor, a reativação de musculaturas inibidas e devolução da amplitude normal de movimento articular. Sendo assim, foi aberta a primeira e até o momento a única clínica da América Latina a utilizar este método, a Clínica Reativar, que também visa a qualidade de vida dos seus usuários.
A união de esforços para possibilitar um atendimento completo e diferenciado para dançarinos e o público em geral garante o sucesso do Centro do Movimento.